Lições identificadas não são Lições Aprendidas

Realizar a Reunião de Lições Aprendidas ou uma retrospectiva é uma prática “costumeira” em ambientes projetizados, independente da metodologia aplicada. Esta prática “costumeira” se torna totalmente ineficiente quando não é considerado o ciclo completo que as Lições Aprendidas devem cumprir. Assim sendo, a prática se torna apenas uma prática que cumpre alguns requisitos pré-estabelecidos, não entendidos, tornando-se totalmente “pro-forma”.


Realizar a reunião de Lições Aprendidas ou uma retrospectiva é uma prática costumeira.

Por se tratar de uma reunião, atendendo à prática de “reuniões produtivas”, dificilmente a reunião de Lições Aprendidas se prolonga por mais do que uma ou duas horas. Neste período de tempo, as Lições Aprendidas são apenas identificadas para posteriormente “morrer” em algum repositório. Eis o início do problema. É aqui que um valioso recurso, o conhecimento, nasce e rapidamente é enterrado sem nenhum usufruto dos benefícios que ele pode trazer.

A reunião de Lições Apendidas é um momento muito valioso de aprendizagem organizacional não formal e ponto de partida para os necessários processos de mudança e absorção de conhecimento organizacional . É sabido que as organizações apoiam seu desenvolvimento apenas na execução de treinamentos, aprendizagem formal, e deixam de lado a riqueza de “aprender com e experiência” e “aprender compartilhando”. Não existem espaços físicos nem temporais para este tipo de aprendizagem. Capacidade de aprender, facilidade para ensinar e prontidão para compartilhar são competências ignoradas no quadro de competências organizacionais.

Pessoas não trocam experiências, pessoas não compartilham conhecimento, pessoas não ensinam nem querem aprender, pessoas são mantidas em verdadeiros silos organizacionais e sem nenhum tipo de estímulo que as leve para fora das suas fronteiras. Em consequência disso o conhecimento não circula, não cumpre seu ciclo, não se recria, não é absorvido e não é aprendido. O potencial para a mudança não é gerado e as organizações se tornam lentas contrariando a demanda de adaptabilidade exigida pelo atual contexto onde estão inseridas.

Como converter a reunião de Lições Aprendidas em um espaço onde efetivamente aconteça a aprendizagem organizacional, acrescentando benefícios mensuráveis à organização?

Lessons Learned Complete Cycle, 2020. Todos os direitos reservados.

Contato: beatriz@2l2cmet.com