Lições Aprendidas e a agilidade organizacional


Organizações que implementam o Ciclo Completo das Lições Aprendidas.

As organizações têm a capacidade de mudar e aprender a partir da sua própria experiência, o que as torna adaptativas. É a partir da aprendizagem que a transformação que leva à mudança acontece. Um dos mecanismos para aprender com a própria experiência é implementando do ciclo completo das Lições Aprendidas. O ciclo inicia na identificação do que deve ser aprendido, fruto do fracasso ou do sucesso de uma atividade, e culmina na incorporação do novo conhecimento ao saber da organização ou da implementação de uma melhoria e/ou uma nova prática.


Quando a aplicação do ciclo de Lições Aprendidas se torna sistemático, a organização desenvolve um processo contínuo de aprendizagem. Em este caso, aprender se torna rotineiro. A organização está sempre aprendendo e sabe como aprender, tornando-se uma organização de Aprendizagem (Learning Organization).


Perante um estímulo do contexto onde estão inseridas, Organizações de Aprendizagem conseguem rapidamente identificar o conhecimento necessário para responder ao estímulo e ainda absorvê-lo com facilidade. Assim sendo, respondem rapidamente fazendo as mudanças necessárias para se adaptar ao novo contexto. Organizações de Aprendizagem são Organizações Ágeis!